Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

"A saudade do passado em Drummond e Cartola"

O objetivo deste ensaio é aproximar a poesia de Carlos Drummond de Andrade com as canções do compositor Angenor de Oliveira mais conhecido como "Cartola". Para esse fim, faremos uma comparação entre o poema "Ontem" de Drummond e a música "Canção de Saudade" de Cartola.

Considerado um poeta de alma e ofício, Drummond nasceu na cidade de Itabira em Minas Gerais. sua vida e obra é muito importante, porém pularemos esta parte pela sua extensão. focaremos mais em sua poesia. Uma poesia de questionamento da existência humana, do sentimento de "estar no mundo", das inquietações sociais, religiosas, filosóficas, e amorosas formaram a base para um dos principais poetas brasileiros de todos os tempos.









Já...

Angenor de Oliveira (Cartola) é considerado por muitos críticos de música como o maior sambista e uns dos maiores compositores da música brasileira. Cartola foi um dos fundadores da escola de samba do Rio de Janeiro "Estação Primeira de Mangueira". infância pobre, dificuldades financeiras, mortes, foram características que  transpassaram a carreira e a vida desse grande compositor. Mas sua obra nem por isso herdou suas dificuldades, pelo contrário, ela é rica e seus versos até hoje fazem sucesso.


vamos à comparação:
Para análise escolhemos o poema de Drummond "Ontem" que está publicado no livro "A rosa Do Povo".
Ontem
Até hoje perplexo
ante o que murchou
e não eram pétalas.

De como este banco
não reteve forma,
cor ou lembrança.

Nem esta árvore
balança o galho
que balançava.

Tudo foi breve
e definitivo.
Eis está gravado

não no ar, em mim, 
que por minha vez
escrevo, dissipo.

podemos notar nos versos do poeta um sentimento de saudade do passado por ele ser breve e definitivo, porém mesmo rápido ficou gravado em sua memoria. a Passagem do tempo refere a própria existencia humana. Não foram as pétalas da flor que murchou, não foram apenas as folhas das arvores que caíram. O poeta sofre  por saudade do passado onde tudo era mais revigorante, mais vivo, mais intenso.

já...
Canção de Saudade
Tudo de alegrias e de tristezas conheci,
Coisas do amor e do sofrer, eu já senti,
Nada me transforma a alegria de viver,
Ver a noite vir e sorrir, ao sol nascer,
Vivo esperando o novo dia,
Que irá trazer a luz, que sempre ficará !



 nestes versos, o compositor além de exaltar a vida, sofre também pela esperança de um dia que será maior do que os de outrora. O compositor semelhantemente ao poeta, tem guardado em si mesmo as marcas da vida e do tempo: Tristezas e alegrias (conheci); Amor e sofrimento (senti)
Ele exalta a vida, mas espera um dia melhor. Sem fim.
 A saudade é um tema que articula bastante a obra de Drummond e de Cartola.
A palavra saudade é uma das palavras mais usadas dentro da língua portuguesa. Principalmente na poesia e na Música. Descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor.
Nas duas obras a saudade é pela distância de um tempo que não poderá mais voltar.  A perda deste tempo faz, os autores a se entregarem em uma lembrança que para o poeta onde a natureza transformo-se e o transformou, diante desta perplexidade, só a uma coisa a fazer: escrever!. E sua escrita marcada pela saudade é dissipada. Seus versos são lançados com o propósito de reviver novamente suas lembranças.

Já Cartola, espera fielmente o novo dia que irá trazer a glória maior que a do passado, porém  nada transforma a alegria que o compositor tem pelo viver. Ele vive com uma esperança que substituirá os amores, os sofrimentos, as alegrias do passado, e esperando ele canta sua saudade através da música.

 Drummond escreve, dissipa. sendo assim revive seu passado. 
Cartola canta, vive e espera. Com muita esperança, lembrando do passado esperando uma nova luz, onde esta ficará para sempre.

A saudade é o ponto primordial entre as obras. 
Interessante é que a três dia da morte de Cartola, Drummond escreve uma crônica no jornal do Brasil intitulada; Cartola, no moinho do mundo

E nesta crônica, Drummond escreve:
"Esse Cartola! Desta vez, está desiludido e zangado, mas em geral a atitude dele é de franco romantismo, e tudo se resume num título: Sei Sentir. Cartola sabe sentir com a suavidade dos que amam pela vocação de amar, e se renovam amando. Assim, quando ele nos anuncia: “Tenho um novo amor”, é como se desse a senha pela renovação geral da vida, a germinação de outras flores no eterno jardim. O sol nascerá, com a garantia de Cartola. E com o sol, a incessante primavera".

Tanto Cartola, como Drummond nos encantam com suas palavras e nos deixam provocados a sentir saudade, mas não uma saudade em que nos lamentamos. Mas uma saudade em querer mais sentimento, mais poesia, mais música com qualidade que nos façam viver intensamente. E principalmente mais vida. Mas... enquanto isso... 
Que saudade eu tenho....